Sistemas Construtivos

Alvenaria Taipa de Pilão

Taipa de pilão é uma técnica construtiva milenar que consiste em comprimir a terra em fôrmas de madeira, chamadas de taipais, no formato de uma grande caixa. O barro é socado e comprimido horizontalmente em camadas de 15 cm de altura. 

Atualmente, nas construções convencionais, tijolos cerâmicos têm sido largamente empregados como elemento de vedação. Outros produtos como blocos de concreto e gesso acartonado também são comumente usados. Tanto que você certamente já deve ter observado o emprego de algum deles nos ambientes em que frequenta.

Mas esses materiais têm um considerável custo associado, exigem extração de diferentes matérias primas esgotáveis e envolvem processos de produção com elevado consumo de energia.

Contribuem ainda com a poluição ambiental, tanto pelos resíduos gerados em seu uso quanto pelo seu próprio processo de produção.

Além disso, muitas vezes, resultam em edificações que destoam dos ambientes em que se inserem.


Alvenaria Convencional

Atualmente, segue como o principal sistema construtivo do país, utilizando estrutura de concreto armado para a estabilização da edificação. O espaço entre os elementos estruturais é fechado por painéis de blocos cerâmicos ou blocos de concreto unidos entre si por meio de uma argamassa de cimento.

Um ponto positivo é o custo reduzido, pelos materiais simples e mão-de-obra acessível. Porém isso traz alguns prejuízos à estanqueidade, conforto térmico, conforto acústico, que são bastante reduzidos. Os prazos são mais extensos e o grau de desperdício de materiais é bastante elevado. Este sistema costuma utilizar um alto consumo de água.


Construção em Painéis Monolíticos em EPS - Sistema PME de Alta Resistencia

A construção em isopor vem se popularizando bastante no Brasil nos últimos anos. A técnica consiste num núcleo para as paredes feito de isopor, material bastante leve e com excelente comportamento térmico e acústico. Junto dessas paredes são colocadas malhas de aço e a parede então é revestida com concreto projetado para finalização.

É um sistema bastante inovador e garante que a aparência final da construção se mantenha similar à de uma edificação feita em um sistema convencional, com pontos positivos como prazo, sustentabilidade, peso e conforto bastante potencializados pelas características dos materiais utilizados.


Atuamos na construção civil desenvolvendo PROJETOS e EXECUÇÃO DE OBRAS 

 Nossa equipe é composta por

§ Engenheiro

§ Técnico em Edificações

§ Projetista

§ Mestre de obras

§ Pedreiros

§ Pintor

§ Marceneiro

§ Encanador

§ Eletricista e outros

Projetos e Construções com Painéis Monolíticos em EPS

 

§ Projeto Arquitetônico

§ Projetos em geral

§ Execução e Gestão de obra